Roteiro Cultural Ricordi d'Itália

​​Vale dos Vinhedos

 

Roteiro Cultural voltado a valorização da paisagem e cultura da imigração tirolesa-italiana no Vale dos Vinhedos. História, cultura, paisagem, eno-gastronomia e muito mais. O Roteiro abrange, em especial, as comunidades da Linha Leopoldina com início na Igreja do Vinho / Chiesa del Vin até a comunidade de Santa Lúcia onde ocorreu a colonização majoritária de imigrantes do Tirol Italiano em fins de 1876 e 1877.

Pontos de Visitação Sugeridos

Os locais abaixo indicados foram selecionados por oferecerem materiais originais de nossa cultura e história e são possíveis de visitação.

Capitéis eram construídos nas estradas para unir as famílias antes das primeiras igrejas e depois quando faziam promessas para uma graça alcançada. Este capitel está em frente a Vinícola Marco Luiggi e é o único da Linha Leopoldina que não se tem o motivo de sua construção conhecido.

Capitel Giuseppe Milani Este era o lote 18 da família Barrater. O capitel foi construído entre os anos de 1915 e 1918 por Giuseppe “Bépi” Milani por graça recebida pela salvação de sua filha, Ivelina Milani. Ivelina não conseguia dormir e nem descançar, estando sempre debilitada e enferma. Muitos diziam que tinha um mau espírito sobre ela. Bépi então fez promessa de que se a filha melhorasse faria o capitel.

Ruínas da Primeira Igreja do Vale dos Vinhedos Construção iniciou em 1880 sendo construida em pedras a Primeira Capela do Vale dos Vinhedos. Hoje restam somente as ruínas junto ao Complexo Turístico Jardim Leopoldina.

Casarão que outrora pertenceu a Família Giordani, hoje abriga o Jardim Leopoldina.

Capitel da Promessa. Construído em 2011 no centenário da construção do original nas montanhas de Pedersano. Está situado dentro do Complexo Turístico Jardim Leopoldina.

Ruínas da primeira casa de Valentino Giordani junto ao Jardim Leopoldina.

Casa da Madeira que antigamente recebia muitos padres e religiosos da região quando de propriedade da Família Giordani.

Casa restaurada onde se estabeleceu Lazaro Giordani. A história de Lázaro é contada na Epopéia Italiana. Hoje a casa possui antiguidades da família.

Construído por Valentin Larentis no lote 25 em 1913 a pedido da esposa Carolina Barrater devota de NS Lourdes. Atualmente pertence a família Somensi e Petroli. MNSDL – Madonna Nossa Senhora de Lourdes.

Casarão da família Somensi e onde hoje fica a vinícola Barcarola.

Construído em homenagem a Santo Antonio. O original estava no outro lado da estrada, e era de madeira, construído por Battista Carraro. Este, atual, foi construído por Honório Zandonai.

Capitel Caetano Giordani. É cuidado por seu filho Genildo e está próximo a Igreja da Glória.

Capitel, localizado próximo a Santa Lúcia, foi construído em 1929 por Antonio Manzoni, devoto de Santo Antonio, que antes residia em Garibaldi Velho e em 1929 veio a residir neste local, em Santa Lúcia. O pai de Antonio veio da Itália.

Construído em 1949 por Maria Brandalise Dal’Pubel, por promessa ao se recuperar de doença grave. Está próximo a Cantina Felix, no final da Linha Leopoldina.

​Pontos de Observação Sugeridos

Os locais abaixo indicados foram selecionados por oferecerem materiais originais de nossa cultura e história sendo que somente podem ser observados a uma distância regular e sem interferir na propriedade privada ou pública.

Igreja do Vinho. Construída em 1904-1907 durante uma grande seca, a mesma teve a argamassa feita com vinho poi a água não tinha mais. Fica próximo a vinícola Marco Luigi.

Capela das Almas. Em 1927-1929 foi erguida esta nova Capela. As ruínas da antiga está atrás do cemitério junto ao Jardim Leopoldina.

Escola da comunidade, hoje desativada. Aqui estudaram muitas famílias da Linha Leopoldina.

Casarão em meio aos parreirais da Família Carraro. Próximo a Vinícola Barcarola. Do local de observa boa parte do vale formado pela linha Leopoldina.

Capela N.S. da Glória ou “Madonna dell´Assunta” é fruto da fé, dedicação e trabalho do imigrante italiano. A primeira igreja foi construída no lote 35 doado por Arcangelo Baldissarelli. A torre com o sino foi abençoada no dia 18/08/1894.

O casarão da Família Longhi se constitui em uma casa de pedra, datada do final do Séc. XIX no Lote 38 de Luiggi Gritti até 1894. No séc. seguinte pertenceu a família do Padre Manica. Posteriormente foi adquirida por Giuseppe Longhi, nascido em Rovereto, e até hoje é utilizada pela família Longhi.

Em 1965 foi construída a igreja atual, no lote 37, doado pelos “presani” Martin e Elma Longhi Giordani, e é hoje palco de fé e devoção. O salão está no terreno doado por Miguel Carraro.

Datada de aproximadamente 1895, ano da chegada da família Razia. Adquirida pelo imigrante João Batista Razia da Família Casali.

Casarão construído por Amado Giordani e Bambina Mangili em 1906. Hoje habitado por um neto de Amado. Localizado próximo a Santa Lúcia.

A casa foi construída em 1924 pelo construtor Severino Vitorio Giordani para a família Manzoni. Hoje propriedade da Vinícola Salton. Na comunidade Santa Lúcia.

Casarão da Família Moroni fica próximo a Igreja de Santa Lúcia.

Festas e Patrimônio Imaterial

As Festas e Eventos abaixo indicados foram selecionados por oferecerem o melhor do Patrimônio Imaterial de nossa cultura e história sendo que eles ocorrem em diferentes épocas do ano nas comunidades do Vale dos Vinhedos.

Inicio em Dezembro até Março. Inclui diversas atividades culturais no Vale dos Vinhedos.

Dia 06 de janeiro é dia dos Reis Magos. Nós a chamamos de Notte dei Rè Maggi. O coral do Vale dos Vinhedos se traja adequadamente e visita as famílias com a estrela, cantando as musicas antigas que nossos bisnonos trouxeram das montanhas do norte da Itália.

Festa da Cuccagna | Sempre no sábado de carnaval.

DSC_0054

DSC_0054

Jantar Polenta & Vin realizado sempre próximo ao 20 de maio em homenagem ao Dia do Imigrante Italiano.

Mérica Mérica MagnaBento. Sempre no terceiro domingo de outubro.

Festival Romano antigo em honra a Deusa Vênus. Sempre dia 06/01.

Festival de Cinema de Bento Gonçalves. Inicio das inscrições em Março e a premiação ocorre junto ao Jantar Pampa Pietà.

Jantar Pampa Pietà | Junto ao CTG Laço Velho, geralmente no final de Junho.

Cálice de Estrelas. Festival em conjunto com centenas de cidades da Itália. Sempre nas duas primeiras semanas de Agosto.

Festival de Cinema Vale dos Vinhedos abordando somente curta-metragens em dialetos itálicos. Realizado no mês de Dezembro.

© 2020 por Trentino Promozioni. 

Cnpj: 14.979.404/0001-83

Tel / WhatsApp  +55 54 99142 7711

trentinopromozioni@gmail.com

Região Uva e Vinho

Bento Gonçalves |  RS |  95705-006

  • Facebook Social Icon

Siga-nos