top of page

Cálice de Estrelas 2018

Cálice de Estrelas 2018

Trentino Promozioni

Novamente chegou a época das Perseidas e um novo Cálice de Estrelas se realizou. Brindar as origens, o vinho e espumante de nossa região. Na Itália a Associação Nacional Città del Vino que congrega centenas de cidades onde o vinho se faz presente realiza o Calici di Stelle nessa mesma época.


Cálice de Estrelas, uma realização da Trentino Promozioni, busca realçar nossas origens culturais e nos aproximar mais das cidades que compõem o gemellaggio com Bento Gonçalves e a Itália. Atualmente Bento conta com o maior gemellaggio do mundo, com 5 cidades da Província do Trento, sendo que mais 3 cidades daquela região estão em tratativas para isso.



Destacamos em especial a cidade de Isera / TN / Itália, terra natal do Marzemino, uva nobre cujo vinho decantado por Mozart tem seu nome imortalizado em sua obra Don Giovanni.


03/08 | Porão do Vale recebeu Cálice de Estrelas


Em um ambiente descontraído e familiar ocorreu nesta sexta, dia 03/08, a abertura das portas do Porão do Vale para o Cálice de Estrelas.


Vitório Somensi pôde apresentar seus vinhos que passam a serem comercializados, tendo gratas surpresas, entre eles um tannat, merlot, cabernet, moscato entre outros.


A família originária de Torricella del Pizzo e Pieve d'Olmi / Lombardia soube adaptar a terra do Vale dos Vinhedos para receberem variedades especiais de uvas e hoje rendem vinhos especiais para o bom apreciador.


Simultaneamente na cidade de Isera / Trento se realizava o mesmo evento em diversos locais da cidade que busca o gemellaggio junto a Bento Gonçalves.


Concurso Fotográfico “Cálice de Estrelas”


Concurso Fotográfico Cálice de Estrelas premiou a melhor foto postada no facebook durante o período do Cálice de Estrelas. A vencedora foi Karoline Pavone.


Foto: Karoline Pavone


09/08 | Gemellaggio no Parque Cultural Epopéia Italiana


No dia 09 de agosto foi realizado um passeio e apresentação dos trabalhos do gemellaggio pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Sindicato Rural da Serra Gaúcha que esteve em recente missão de intercâmbio com a região da Vallagarina.

Entre as iniciativas do gemellaggio podemos citar os cursos de gastronomia onde 3 turmas foram para Rovereto, Cálice de Estrelas, Città del Vino, recente exposição do Vinho Thurgal e pequenos grupos do Circolo Trentino que representaram Bento Gonçalves junto as cidades do gemellaggio.



Elson Schneider fez a apresentação da missão que esteve na região do Trento bem como procedeu a entrega de uma garrafa de água trazida da fonte em Pedersano / TN, de onde a família Giordani saiu em 1876.

Ao encerrar à noite foi homenageado o Sr. Romano Décimo Giordani, agricultor e hábil artesão de fazer cestos que estava completando 95 anos naquele momento. Romano com orgulho revelou que brincava com vô Lazaro, centro da história da Epopéia Italiana.


10/08 Cálice de Estrelas + Noite no Museu


No dia 10 de agosto se realizou a Noite no Museu + Cálice de Estrelas junto ao complexo cultural do Museu do Imigrante, com foodtruck, musica, artesanato típico e autoral e o indispensável vinho. O Museu permaneceu aberto durante a noite para visitação.

O intenso frio agradou aos participantes que contaram com vinho e brôdo para alegrar a Noite no Museu.


12/08 | Cálice de Estrelas + Caminhos do Talian


No dia 12 de agosto o cálice de Estrelas foi junto a Vinícola Salvati e Sirena e a Associação Caminhos de Pedra onde teve a abertura do 3º “Caminhos do Talian”, com presença de corais, artesanato local, gastronomia e os vinhos da Salvati e Sirena. A atração principal foi a corrida de pipas e o bom brôdo servido aos presentes.



A corrida de pipas atraiu a atenção dos curiosos e foi uma diversão a parte. Seguindo o modelo de competição realizado na Itália os competidores competiram no estilo “Botte a Spalla” de forma solidária e esportiva. Para a vindima a Trentino Promozioni já projeta a corrida de pipas rolada.



O primeiro colocado da corrida de pipa foi Décio Turchetto (à direita).


As mulheres não fizeram feio e participaram também.


Conforme Sandro Giordani, idealizador do evento, a programação que foi do período de 03 a 12/08 está sempre em crescimento e com novidades ano a ano. Para 2019 se espera uma maior adesão junto a comunidade e outros empreendimentos locais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page