Cálice de Estrelas 2018

August 14, 2018

Cálice de Estrelas 2018

Trentino Promozioni

 

Novamente chegou a época das Perseidas e um novo Cálice de Estrelas se realizou. Brindar as origens, o vinho e espumante de nossa região.  Na Itália a Associação Nacional Città del Vino que congrega centenas de cidades onde o vinho se faz presente realiza o Calici di Stelle nessa mesma época.

 

Cálice de Estrelas, uma realização da Trentino Promozioni, busca realçar nossas origens culturais e nos aproximar mais das cidades que compõem o gemellaggio com Bento Gonçalves e a Itália. Atualmente Bento conta com o maior gemellaggio do mundo, com 5 cidades da Província do Trento, sendo que mais 3 cidades daquela região estão em tratativas para isso.

 

 

Destacamos em especial a cidade de Isera / TN / Itália, terra natal do Marzemino, uva nobre cujo vinho decantado por Mozart tem seu nome imortalizado em sua obra Don Giovanni.

 

03/08 | Porão do Vale recebeu Cálice de Estrelas

 

Em um ambiente descontraído e familiar ocorreu nesta sexta, dia 03/08, a abertura das portas do Porão do Vale para o Cálice de Estrelas.

 

Vitório Somensi pôde apresentar seus vinhos que passam a serem comercializados, tendo gratas surpresas, entre eles um tannat, merlot, cabernet, moscato entre outros.

 

A família originária de Torricella del Pizzo e Pieve d'Olmi / Lombardia soube adaptar a terra do Vale dos Vinhedos para receberem variedades especiais de uvas e hoje rendem vinhos especiais para o bom apreciador. 

 

Simultaneamente na cidade de Isera / Trento se realizava o mesmo evento em diversos locais da cidade que busca o gemellaggio junto a Bento Gonçalves.

 

Concurso Fotográfico “Cálice de Estrelas”

 

Concurso Fotográfico Cálice de Estrelas premiou a melhor foto postada no facebook durante o período do Cálice de Estrelas. A vencedora foi Karoline Pavone.

 

 Foto: Karoline Pavone

 

09/08 | Gemellaggio no Parque Cultural Epopéia Italiana

 

No dia 09 de agosto foi realizado um passeio e apresentação dos trabalhos do gemellaggio pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Sindicato Rural da Serra Gaúcha que esteve em recente missão de intercâmbio com a região da Vallagarina.

Entre as iniciativas do gemellaggio podemos citar os cursos de gastronomia onde 3 turmas foram para Rovereto, Cálice de Estrelas, Città del Vino, recente exposição do Vinho Thurgal e pequenos grupos do Circolo Trentino que representaram Bento Gonçalves junto as cidades do gemellaggio.

 

 

Elson Schneider fez a apresentação da missão que esteve na região do Trento bem como procedeu a entrega de uma garrafa de água trazida da fonte em Pedersano / TN, de onde a família Giordani saiu em 1876.

Ao encerrar à noite foi homenageado o Sr. Romano Décimo Giordani, agricultor e hábil artesão de fazer cestos que estava completando 95 anos naquele momento. Romano com orgulho revelou que brincava com vô Lazaro, centro da história da Epopéia Italiana.

 

10/08 Cálice de Estrelas + Noite no Museu

 

No dia 10 de agosto se realizou a Noite no Museu + Cálice de Estrelas junto ao complexo cultural do Museu do Imigrante, com foodtruck, musica, artesanato típico e autoral e o indispensável vinho. O Museu permaneceu aberto durante a noite para visitação.

O intenso frio agradou aos participantes que contaram com vinho e brôdo para alegrar a Noite no Museu.

 

12/08 | Cálice de Estrelas + Caminhos do Talian

 

No dia 12 de agosto o cálice de Estrelas foi junto a Vinícola Salvati e Sirena e a Associação Caminhos de Pedra onde teve a abertura do 3º  “Caminhos do Talian”, com presença de corais, artesanato local, gastronomia e os vinhos da Salvati e Sirena. A atração principal foi a corrida de pipas e o bom brôdo servido aos presentes.

 

 

A corrida de pipas atraiu a atenção dos curiosos e foi uma diversão a parte. Seguindo o modelo de competição realizado na Itália os competidores competiram no estilo “Botte a Spalla” de forma solidária e esportiva. Para a vindima a Trentino Promozioni já projeta a corrida de pipas rolada.

 

 

 O primeiro colocado da corrida de pipa foi Décio Turchetto (à direita).

 

 As mulheres não fizeram feio e participaram também.

 

Conforme Sandro Giordani, idealizador do evento, a programação que foi do período de 03 a 12/08 está sempre em crescimento e com novidades ano a ano. Para 2019 se espera uma maior adesão junto a comunidade e outros empreendimentos locais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Oficinas Online Gratuitas | Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos

July 26, 2020

1/3
Please reload

Posts Recentes

November 23, 2019

October 4, 2019

October 4, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por Trentino Promozioni. 

Cnpj: 14.979.404/0001-83

Tel / WhatsApp  +55 54 99142 7711

trentinopromozioni@gmail.com

Região Uva e Vinho

Bento Gonçalves |  RS |  95705-006

  • Facebook Social Icon

Siga-nos